LAND
 Principal
 Arquivo
 Fórum ««
 Contato

EMULADORES
 Sobre
 Game Boy
 Game Boy Advance
 GameShark

JOGOS
 Red / Blue
 Yellow
 Gold / Silver
 Crystal
 Ruby / Sapphire
 Pinball
 TCG GB
 TCG GB 2
 Snap
 Stadium
 Stadium 2
 Stadium 3
 Colosseum
 Hey you, Pikachu!
 Pokémon Card-E
 Pokémon MiNi
 Cartas TCG
 NetBattle

ANIME
 Sobre
 Personagens
 Filmes
 Guia de Episódios
 Calendário
 Multimídia

 ALIADOS


Animes BR - ANBR 
PokéPlus 
Liga Joseense 
 



 Pokémon Ruby / Sapphire


      Primeiros jogos para o GBA Pokémon que já começam com o clássico RPG. Coisas novas apareceram, coisas antigas desapareceram, trazendo muita confusão para a troca para essa nova versão.
 
 
Guia do Jogo - Como terminar - Detonado de Ruby / Sapphire

Card de Pokémons - Tenha a lista dos Pokémons e saiba como evoluí-los!

Itens especiais - Que você só teria se fosse em eventos oficiais da Nintendo

Lista de Traits
Códigos de GameShark
HMs com a Localização
Os itens do Jogo
Guia de contest
Conheça as Berries
Pokéblock
Conheça o Trainer Card
Os Mini-Jogos (minigames)
Capture os Regis
Conheça Predição
Guia de batalhas e estratégias
Todos os Golpes com seus efeitos


 
 Sobre Por JoJo


 
Caixas dos Jogos nos EUA


Lançado em 21 de novembro de 2002 para os japoneses, e em menos de 5 meses, no dia 17 de março de 2003 para os americanos, os pokémaniacos puderam usar e abusar de seus Game Boy Advance com essa nova versão do já imortal Pokémon. As novidades foram muitas, incluindo novos Pokémons, novos desafios, novas modalidades de combate e de competições, mas claro nem todos ficaram satisfeitos. 

As versões Ruby (Rubi) e Sapphire (Safira) são a evolução dos outros jogos RPG Pokémon para o Game Boy, o objetivo é quase o mesmo, você precisa passar pelos ginásios Pokémon para pegar insígnias, para no final se deparar com um grande desafio. Isso claro, novamente, capturando muitos Pokémons e evoluindo-os utilizando basicamente de batalhas travadas pelo mapa do jogo. Como seu adversário você poderá encontrar duas diferentes equipes, Team Acqua se você estiver jogando a versão Sapphire ou Team Magma se você estiver jogando a versão Ruby.

Vamos começar declarando novas características técnicas. Primeiro, visualmente o jogo está bem melhor, efeitos de movimento e cores vibrantes ajudaram. Agora o que muda no cenário além do horário é o tempo, e detalhes como poças d'água depois de uma chuva dão um toque a mais no jogo. As batalhas também estão mais movimentadas, agora com um detalhe maior dos golpes dos Pokémons. Já os sons do jogo, acabaram sendo esquecidos, sendo eles muito parecidos com o que já se tinha nos 8-bits. Para movimentar seu personagem pelo mapa agora você tem tênis de corrida, com um apertar de botões você já está correndo trazendo um pouco mais de rapidez para o jogo além da tradicional bicicleta no jogo. Outra novidade visível é que tudo ficou mais amigável, agora seus caixas onde você guarda seus Pokémons poderá ser adequada a seu gosto, trocando além do fundo, movendo pokémons entre as diversas caixas sem a necessidade dos Saves que eram necessários em versões anteriores.
 
 

Acessórios em sua jornada: Bolsa masculina, pochete feminina, PokéDex e PokéNav respectivamente.

 
Assim como as antigas versões, para pegar mais pokémons é necessário trocar seus Pokémons, mas ai que vem a diferença que marcou o lançamento desses jogos, não há uma compatibilidade reversa com os jogos anteriores. Isso mesmo, os seus Pokémons que você perdeu madrugadas para treiná-lo não pode ser transportado para os novos jogos. Outro problema, o jogo tem mais 135 Pokémons, sendo que unindo as duas versões novas, você só pode pegar 202 Pokémons (numerados de 1-202 na numeração da PokéDex nova), e ai, como pegar mais Pokémons? A resposta só aparece em 2004, com o lançamento no Japão das versões Leaf e Fire (remakes do jogo Green e Red do Game Boy). Outra novidade apresentada, é que no caso da versão americana, para pegar os Pokémons Latios e Latias é necessário o uso do E-Reader, já discutido em outra seção desta página.

 
 
Team Magma
 
Team Aqua

 
O mapa promete 40 horas de jogo, segundo a Nintendo, e ao contrário dos jogos Gold/Silver/Crystal, não há uma forma de voltar ao mapa do jogo anterior, você fica "preso" em Houen. Para acabar com as noticias ruins, temos uma novidade para as estratégias. Agora dependendo de seu adversário, você poderá lutar numa disputa usando 2 de seus Pokémons. A batalha agora funciona da seguinte maneira, ao iniciar o turno, você escolhe para cada pokémon seu em jogo um golpe, e dependendo do golpe o mesmo é individual, sendo que você escolhe seu alvo, ataca todos os adversários, ou global, onde todos os pokémons em jogo (inclusive seu parceiro) são afetados pelo mesmo.
 


Logos dos jogos no Japão

 
Você ainda pode ligar itens aos seus Pokémons, mas a novidade é que agora as Berries são cultivadas, e você terá que planta-las se quiser colher mais frutos. As 44 berries ainda podem ser fundidas para criar variações chamadas de PokéBlocks que serão úteis para evoluir certa característica de seu Pokémon. Para criar elas é necessário participar de um mini-jogo onde o que conta é seus reflexos em apertar o botão na hora certa, sendo que este jogo pode ser jogado contra a computador, ou usando até 4 jogadores utilizando o cabo link para ligar os sistemas.

Outra novidade são as habilidades dos Pokémons que fazem com que depois de uma batalha o mesmo se tiver em sua lista de Pokémons ativos apresenta um item ligado ao mesmo, podendo ser Super Potion, Ultra Ball, entre outros itens. Se você terminar o jogo, vencendo a Elite 4, ainda a coisas a fazer, como ir a Battle Tower e fazer disputas, participar e receber todos os prêmios nos concursos, e decorar seu Secret Hideout. Mas como dito anteriormente, nada de mapa novo.

Imagens:
 

As batalhas podem ser individuais...

Cenário com chuva mudando as lutas

Cenário velho conhecido, Safari Zone...

A novidade do PokéBlock

Interagindo

... Ou contra uma dupla

Neblina que não atinge seu heroi!

... E lá, pegue seu Pikachu sem batalhas

Novos meios de transporte

Detalhes de seu Pokémon

  


 STATUS
Visitas: